A Prefeitura divulgou um estudo nesta quarta-feira (02) que mostra o quanto as vacinas foram importantes para frear a pandemia da Covid-19. O comparativo do número de mortes antes e após a vacinação dos patenses corrobora o que diferentes estudos já vêm mostrando: nenhuma vacina contra a Covid-19 é de fato 100% eficaz, mas todas estão cumprindo o que prometeram: reduzir os casos graves da doença e as mortes em razão da infecção.

Se comparado aos meses de pico da doença em 2021 (fevereiro e março), o número de mortes em janeiro passado chega a ser quase 24 vezes menor, mesmo esse tendo sido o mês com mais confirmações de Covid-19 em Patos de Minas desde o início da pandemia.

A situação vacinal dos sete moradores do município que morreram este ano por causa da infecção por coronavírus também comprova a importância da vacinação, em especial de tomar a dose de reforço dentro do intervalo de quatro meses preconizado pelo Ministério da Saúde:

2 pessoas sem nenhuma dose (72 e 69 anos);

1 pessoa com apenas uma dose (65 anos);

3 pessoas com duas doses, sem ter tomado o reforço, embora convocados (54 e 94 anos/com comorbidades e 66 anos/sem informação sobre comorbidades);

1 pessoa com duas doses, sem intervalo completo para terceira dose (59 anos, sem comorbidades).

A matemática não mente, certo?! Então vamos completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O atendimento é diário, e os calendários são diariamente publicados nos canais de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas.

A cobertura vacinal contra a Covid-19 na cidade é muito significativa: até essa terça-feira (1º/2), 94,97% da população de 5 anos completos ou mais já receberam a primeira dose e 91,35% tomaram as duas doses ou dose única. O reforço foi aplicado em mais de 56 mil pessoas até o momento.