O Governo do Estado abriu as inscrições para o V Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Os cafeicultores têm até 10 setembro para se inscreverem nos escritórios da Emater-MG, onde as amostras devem ser entregues.
O concurso premia os melhores cafés do Estado, de acordo com características físicas e sensoriais. Podem se inscrever produtores com amostras de café Arábica da safra 2008, nas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascados e Despolpados/Desmucilados. Cada produtor pode concorrer com uma amostra de cada categoria.

Segundo o gerente regional da Emater-MG de Passos, Marcos Fabri Júnior, representante da comissão organizadora do Concurso, a edição 2008 tem uma preocupação adicional: chamar também a atenção para a produção de café em cada uma das quatro regiões cafeeiras de Minas. "Além do café do Estado, queremos valorizar separadamente o café do Cerrado, da Chapada de Minas, das Matas de Minas e do Sul. Até o ano passado, tínhamos o encerramento do concurso em nível estadual. Este ano, vamos fazer uma solenidade de encerramento em cada um das quatro regiões. É uma forma de reconhecer o valor do produto regionalmente", argumenta.

Cafeicultores das 50 amostras de cafés classificadas, de cada uma das categorias, receberão Certificado de Participação no Concurso. Os cinco primeiros classificados receberão máquinas, equipamentos e insumos das empresas patrocinadoras. Os lotes finalistas serão ofertados a compradores nacionais e internacionais, em leilão de encerramento, no município de Lavras, previsto para acontecer até a primeira quinzena de dezembro. O concurso levará em conta características físicas como umidade, tamanho e cor, além de atributos de sabor e aroma, no que se refere a acidez, doçura e fragrância. O regulamento completo do V Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas está disponível no portal da Emater-MG www.emater.mg.gov.br.

Concurso 2007

No ano passado, o Concurso Qualidades de Cafés recebeu 1.161 inscrições. Mais da metade, 640, da região Sul do Estado. A segunda região que mais enviou amostras foi o Cerrado (218). E em terceiro ficou a Zona da Mata ou das Matas de Minas, com 135. De acordo com Marcos Fabri, a expectativa é de que este ano o número de inscritos chegue a dois mil, uma vez que a colheita é promissora e a qualidade do café também é superior à de 2007.