Os golpistas não param de inventar maneiras de lucrar e as pessoas precisam ficar cada vez mais atentas. Nessa quinta-feira (10), pelo menos 3 pessoas tiveram prejuízos após criminosos sequestrarem a conta do Instagram de uma fisioterapeuta em Patos de Minas. Os criminosos se passaram pela vítima e anunciaram móveis e eletrodomésticos com preços muito atrativos. Os criminosos exigiam pix para garantir a venda.

Nós conversamos com Renata Maia, que explicou o que aconteceu e alertou as pessoas. Ela recebeu uma mensagem no Instagram, que seria de um bar em Patos de Minas, anunciando um sorteio. Ao clicar no link, a conta acabou sendo hackeada e ela perdeu o acesso. Com isso, os criminosos postaram nos stories do perfil dela uma série de móveis e eletrodomésticos que seria de uma amiga. Para deixar o golpe bem convincente, a venda, com preços bem em conta, seria por motivo de mudança.

Com cerca de 8 mil seguidores, ela recebeu inúmeras intenções de compra. Os golpistas pediam pix de certos valores para garantir o negócio, já que muitas pessoas haviam mostrado interesse nos produtos. De acordo com Renata, 3 pessoas acabaram depositando valores na conta dos criminosos. “Quem entrou em contato comigo pelo whatsapp foi alertado que não era ela que estava fazendo as vendas e não caiu no golpe”, disse.

Após muitas tentativas, já à noite, ela conseguiu recuperar o perfil e informou tudo o que teria acontecido. Ela também alertou as pessoas sobre este novo golpe e orientou as pessoas a configurarem as contas com a autenticação de dois fatores, opção de segurança disponível no Instagram. Outra orientação é sempre tentar contato com o dono do perfil por outros meios para se certificar com quem realmente se está conversando. Um vídeo também foi postado para mostrar o que deve ser feito para recuperar o perfil.