A interatividade por meio dos dispositivos digitais vem crescendo a cada dia e isso tem chamado a atenção dos golpistas. Fraudes através de aplicativos, e-mails ou redes sociais não param de acontecer. Pelo aplicativo whatsapp, a situação continua se repetindo e é preciso que as pessoas fiquem em alerta.

No golpe pelo Whatsapp, os criminosos entram em contato com a vítima, se passando por uma pessoa conhecida ou um órgão público, do Ministério Público da Saúde, como é o caso dessa tentativa de golpe, e pedem o número de protocolo que teria sido enviado por SMS para o celular da vítima.

No entanto, esse suposto número de protocolo é, na verdade, o código do próprio Whastapp e, caso a vítima o publique, o criminoso conseguirá clonar o mensageiro e assim passar a aplicar golpes como se fosse a própria vítima. É importante que as pessoas nunca enviem esse número para outras pessoas.

Nesse caso citado, o alvo do golpista percebeu o crime e não repassou o código. Muitas pessoas já caíram na armadilha. As autoridades alertam as pessoas a sempre ficarem atentas com quem conversam nos mais diversos meios digitais. Os criminosos vêm se reinventando e, dos clássicos golpes do bilhete premiado ou do achado, passado a usar a internet como meio de obtenção de lucros fraudulentos.