Depois de receber a notícia de que está entre as 100 melhores cidades do país para se viver Patos de Minas foi surpreendida com outra boa notícia. A cidade registrou, de janeiro a outubro de 2009, aumento de 1.554 vagas de empregos formais, um crescimento acumulado de 5,79%. Este índice coloca Patos de Minas em posição privilegiada de crescimento, quando se é comparado o índice do município com o do Estado de Minas Gerais (3,38%) e o do Brasil (3,64%).

Os dados, fornecidos pelo CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, colocam Patos de Minas como uma das cidades mais prósperas do estado e do país. Os dados do CAGED informam ainda que, de janeiro a outubro de 2009, ouve 16.210 contratações e 14.656 desligamentos, chegando-se à variação positiva no número de empregos formais gerados em Patos de 1.554 vagas.

Os setores que mais cresceram foram: Serviços, Construção Civil, Agropecuária e Indústria. Patos de Minas ficou a frente de cidades da região, como Patrocínio (2,07%), Uberlândia (4,62%) e Araxá (-3,31%). As previsões de novas contratações no fim de ano, principalmente no comércio, além do início de novas obras públicas, como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, pela Copasa, são sinais de que a economia de Patos de Minas deverá continuar crescendo e gerando novos empregos.

De acordo com dados do Sindicato dos Empregados no Comércio de Patos de Minas, a cidade deverá abrir 500 vagas de empregos temporários durante as festas natalinas. As agências da cidade estão em busca de vendedores, auxiliares de venda, repositores de mercadoria e caixas além de garçons e copeiros. A expectativa este ano é de que 60% dos empregados temporários sejam efetivados.