A temperatura despencou nesta terça-feira (20) em Patos de Minas. Houve formação de geada no distrito de Pindaíbas, mudando a paisagem. Na região de Alagoas e também outros bairros da cidade houve geada. Veículos ficaram cobertos por gelo. Moradores admiraram o cenário e registraram o momento que não é comum em nossa região.

A temperatura mínima que nos dias mais frios estava girando em torno de 8º caiu no início da manhã, por volta das 6h00, para 4º. A queda brusca da temperatura acabou formando uma camada fina de gelo sobre as plantas e a grama. A imagem esbranquiçada chamou a atenção dos moradores.

A professora Celma Lopes foi quem registrou as imagens, por volta das 7h00. Ela ficou admirada com o cenário incomum. "Olha que lindo da geada em Pindaíbas", exclamou admirada. Em Patos de Minas, também houve formação de geada nos bairros mais afastados. O termômetro do Posto Patão, na BR 365, chegou a marcar 00º. Moradores informaram que não se tem notícia de outro dia em que a temperatura ficou tão baixa.

Automóveis e moto também ficaram cobertos pela camada de geada. No Barracão da Prefeitura, região central da cidade, os tetos dos veículos ficaram literalmente congelados. Um vídeo encaminhado para o Patos Hoje mostra o profissional raspando o gelo com a unha para mostrar a espessura da camada de gelo. O banco de uma motocicleta que dormiu ao relento também ficou coberto pelo gelo.

No distrito de Santana de Patos, o clima foi também congelante. A água do cocho das criações chegou a ficar endurecida. Imagens mostram o produtor quebrando a camada de gelo. A água da torneira externa também congelou, sem falar no pasto que ficou coberto pela geada, semelhante ao que se vê nas regiões mais frias dos trópicos.

Na Fazenda Mata Burro dos Gonçalves, as plantas ficaram cobertas de gelo. Foi possível ouvir os estalos das plantas ao se caminhar sobre a relva. Na varanda, a alvenaria se cobriu de branco e a camada de geada pôde ser raspada com a chave do carro.

De acordo com o Clima Tempo, a massa de ar frio de origem polar que chegou no final de semana no Sul ganhou ainda mais força nesta terça-feira (20). Não teve registro de neve ou de chuva congelada, mas a manhã foi realmente congelante no centro-sul brasileiro.  Seis estados registraram temperatura negativa: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta-feira (21), o frio deve dar uma trégua. A mínima deve subir para 11º, enquanto a máxima deve ser de 29º. Não deve chover e a umidade relativa do ar deve subir de 21% para 30%, o que deve amenizar, pelo menos um pouco, a sensação de desconforto.