As negociações de acordo coletivo entre o Sindcomércio e o SINDEC, para definir se os comércios podem ou não usar mão de obra de funcionários nos feriados ainda estão indefinidas. Isso porque os sindicatos ainda não chegaram a um denominador comum e os comércios seguem impedidos de utilizarem a mão de obra de funcionários caso decidam abrir no feriado. A decisão serve para lojas, açougues, feiras, supermercados e outros.

De acordo com o presidente do Sindcomércio, Eduardo Soares, algumas das condições propostas pelo Sindicato dos Empregados do Comércio são inviáveis de se cumprir. “Nós mandamos uma contraproposta para eles e infelizmente não estamos chegando a um acordo” disse Eduardo. Ainda segundo Soares, quem mais perde com essa situação são os consumidores e a população que precisa dos serviços do comércio.


Caso o acordo não seja firmado, além das lojas também ficam impedidos de utilizar mão de obra de funcionários os supermercados, açougues, feiras, sacolões, entre outros comércios. Eduardo contou que a expectativa é de se ter um acordo ainda nesta quinta-feira (14) para que o comerciante abra seu comércio no feriado. Além disso, o presidente do Sindcomércio defende que essa é uma boa oportunidade para o empregado que deseja obter uma renda extra já que o dia trabalhado é remunerado em dobro.

As tratativas ainda continuam e, por mais que as partes estejam discordantes, ainda há tempo para se chegar em um denominador comum.