Diretores e técnicos da Fosfertil vão passar quatro meses analisando a região para definir o local para a instalação da nova unidade. A empresa vai investir R$ 2 bilhões na montagem da estrutura necessária para explorar a gigantesca jazida de fosfato localizada entre os municípios de Patrocínio e de Presidente Olegário.

Na última sexta-feira (19), autoridades e lideranças patenses estiveram reunidas com o presidente da Fosfertil Vital Jorge Lopes e com o diretor industrial Roberto Busato Belger. O encontro de aproximadamente duas horas aconteceu na sede da empresa em São Paulo.

Durante a visita, o prefeito Antônio do Valle expôs as vantagens que o município de Patos de Minas oferece aos investidores e recebeu uma resposta positiva. A Fosfertil vai fazer parceria com uma Faculdade de Patos de Minas para a formação de mão de obra qualificada para trabalhar na indústria.

De acordo com o prefeito Antônio do Valle, os diretores da empresa disseram, também, que a partir de fevereiro iniciam uma série de testes para definir o local da nova unidade da Fosfertil. Estão na disputa as cidades de Uberaba, Araxá e Patos de Minas, onde a empresa já possui unidades e o município de Patrocínio que leva vantagem por causa da estrutura de transporte.

Participaram do encontro, além do prefeito Antônio do Valle, os deputados estaduais Hely Tarquínio e Elmiro Nascimento, o deputado federal, Paulo Piau, o presidente da Fiemg Regional, João Batista Nogueira e o vice presidente da Fiemg, Lizandro de Queiroz Bicalho.