Moradores da rua Adélio Maciel, no centro de Patos de Minas, foram despertados na madrugada desta sexta-feira (01) pelas chamas que tomaram conta de lote vago. A vegetação alta fez com que o fogo ganhasse grandes proporções, com risco de se alastrar para outras residências vizinhas.

Segundo os moradores, uma vizinha percebeu o fogo tomando conta da vegetação por volta de 4h e começou a gritar: “tá pegando fogo, tá pegando fogo”. Muito gente se levantou para ver o que estava ocorrendo e eles mesmos iniciaram o combate às chamas. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.

O fogo ficou concentrado no mato e não causou grandes estragos, a não ser as estacas de madeira que fechavam o imóvel. Mas se os moradores não tivessem agido rápido e acionado o Corpo de Bombeiros outras residências poderiam ter sido atingidas. Não foi possível descobrir como o fogo começou.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou em 2021, um grande número de queimadas e incêndios florestais. Em alguns locais, aqui mesmo na região de Patos de Minas, o meio ambiente sofreu grandes prejuízos. Ontem mesmo, uma propriedade rural no município de Presidente Olegário foi destruída por um incêndio que pode ter sido criminoso.

Mesmo com a chegada das primeiras chuvas, o Corpo de Bombeiros orienta as pessoas a tomarem cuidado ao manusear o fogo e evitarem a prática das queimadas.