A Prefeitura de Patos de Minas, juntamente com a direção da Santa Casa de Misericórdia, realizou uma coletiva na tarde desta quarta-feira (17) para falar sobre a mudança de fluxo dos atendimentos da saúde na cidade. Alguns casos que antes eram direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento, agora serão encaminhados para a Santa Casa. Além disso, as cirurgias eletivas terão um grande avanço segundo o chefe do executivo. As mudanças no fluxo já terão início nessa próxima sexta-feira (19).

De acordo com o Prefeito Luís Eduardo Falcão, o objetivo é diminuir os atendimentos e desafogar a UPA que, no momento, está bastante sobrecarregada. Segundo ele, as pessoas deverão buscar atendimento na Santa Casa em casos de média complexidade. A Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta explicou que em casos de torção, fratura e traumas, as pessoas devem procurar diretamente a Santa Casa. “A UPA irá atender apenas casos simples como febre, dores entre outros sintomas”, disse. Ela ressaltou ainda que “todos os casos de ortopedia deverão ser direcionados para a Santa Casa”.


A diretora da Santa Casa, Odilene Gonçalves, disse que a expectativa é realizar cerca de 400 cirurgias eletivas somente no mês de dezembro. De acordo com Odilene, as cirurgias realizadas serão de hérnia e hemorroidas. Mais de 3 mil pessoas aguardam na fila para a realização dessas cirurgias. Os trabalhos de sutura também serão realocados para a Santa Casa.


O Samu também já está orientado a transportar os pacientes de acordo com os protocolos e as pessoas que forem para as unidades por meios próprios serão orientadas a procurarem a outra unidade em caso de irem para o local errado. O Prefeito Luís Eduardo Falcão lembrou que, apesar de o hospital não ser municipal, o atendimento é para toda a população e todos se beneficiam dela. Questionados sobre a mão de obra, a Secretária de Saúde e a Diretora da Santa Casa garantiram que haverá mais clínicos na UPA e as longas esperas por atendimento serão amenizadas.


Além disso, profissionais de ortopedia entre outros serão realocados para a Santa Casa para dar mais agilidade no atendimento. “A nossa expectativa é de que a pessoa seja atendida o mais breve possível e de que as cirurgias eletivas sejam realizadas assim que a demanda surgir”, disse Ana Carolina. A mudança no fluxo terá início nesta próxima sexta-feira (19).