Os jovens representaram a via sacra percorrida por Jesus Cristo.

Católicos de todas as idades levantaram cedo nesta sexta-feira (29) santa para relembrar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Via Sacra, como acontece todos os anos, percorreu a praça Dom Eduardo relembrando os últimos dias de Jesus na terra. Os moradores prepararam 14 altares para a representação de cada uma das estações.

Tradicionalmente a Paróquia de Santo Antônio aproveita a Via Sacra da sexta-feira para reforçar a Campanha da Fraternidade que tem como tema este ano a Juventude. A Igreja Católica quer valorizar os jovens e suas potencialidades para garantir não só o futuro da Igreja como também o da sociedade como um todo.

Na representação da Paixão de Cristo, os atores se vestiram de jeans e camiseta, o traje mais usado pelos jovens. Em cada uma das 14 passagens da Via Sacra, os fiéis lembraram as condições em que vive a juventude brasileira nos dias atuais. A primeira queda de Jesus na terceira estação foi comparada à armadilha das drogas que destrói tantos jovens.

Dezenas de fiéis percorreram a Via Sacra acompanhando cada uma das passagens da paixão e morte de Cristo até a ressurreição. Na última estação, a Igreja Católica mostra que os jovens que descobrem Jesus têm suas vidas restauradas. “O Encontro com Aquele que foi crucificado e ressuscitou faz do jovem uma pessoa nova, capaz de enxergar o mundo e as pessoas através dos olhos do próprio Deus".

Como acontece todos os anos, haverá a encenação da Paixão de Cristo na Praça Irmão Sol, em fente à Igreja dos Capuchinhos. A apresentação está marcada para as 19h00. Em seguida, será realizada a procissão.

Autor: Maurício Rocha