Pela importância do momento, a igreja ficou lotada. Muitos fiéis ficaram de pé para assistir à celebração.
A Catedral de Santo Antônio em Patos de Minas ficou lotada para esta quarta-feira de cinzas (05). A data é uma das mais importantes para os católicos. A Igreja Católica também anunciou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que vai buscar uma reflexão sobre a “Fraternidade e Tráfico Humano”.

O Padre Olivar foi o responsável pela celebração da missa desta tarde que conta com a imposição das cinzas. O ritual marca o início da Quaresma, tempo de preparação para a celebração da Páscoa que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo. Para a igreja católica, “o ritual lembra ao fiel que ele é pecador. É um sinal de que ele precisa trilhar o caminho da penitência e da conversão.”

Como manda a liturgia, as cinzas usadas nesta quarta foram fabricadas pela queima dos ramos do último Domingo de Ramos. As cinzas são impostas em um sinal de cruz na testa dos fiéis pelo sacerdote, que diz: “Lembra-te que és pó e em pó te converterás" Gn 3, 19) ou "Arrepende-te dos teus pecados e crede no Evangelho (Mc 1, 15)".

Pela importância do momento, a igreja ficou lotada. Muitos fiéis ficaram de pé para assistir à celebração. No caminho dessa conversão quaresmal, a Campanha da Fraternidade 2014 foi apresentada aos fiéis com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

A Igreja Católica vem chamando a atenção da sociedade para refletir sobre temas que ferem os direitos humanos. Neste ano, o cartaz da campanha traz a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos traficados e o seu sentimento de impotência. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico que explora vítimas.

Autor: Farley Rocha