Alino Dias Gonçalves - Diretor do Conservatório

O Festival da Música Sertaneja de Patos de Minas já tem os 20 classificados, que irão se apresentar em público no dia 03 de maio, sexta-feira, a partir das 18 horas, no Teatro Municipal Leão de Formosa. Ao todo, foram 131 canções inscritas, sendo todas elas inéditas, conforme exige o regulamento, divulgado no site da Prefeitura e repassado aos participantes. Músicos, entre apresentações solos, de duplas e de bandas, dos mais variados estilos do gênero sertanejo, prestigiaram o evento.

A maioria dos participantes é do município de Patos de Minas, mas músicos de várias cidades circunvizinhas, e até mesmo do estado de São de Paulo se inscreveram no Festival. As inscrições encerraram-se no último dia 17. Em seguida, conforme prevê o regulamento do evento, uma comissão julgadora, composta por músicos de comprovado conhecimento artístico, foi nomeada pela Secretaria de Cultura para avaliar as canções inscritas. Tal comissão, presidida pelo Diretor do Conservatório, Alino Dias Gonçalves (Soninho), reuniu-se entre os dias 18 e 26 de abril, quando foi realizada uma pré-seleção interna dos 20 classificados.

Segundo Soninho, foram utilizados os critérios apresentados no regulamento para a escolha dos pré-selecionados. Ele ressalta que, devido ao alto padrão dos trabalhos apresentados, a dificuldade maior não foi exatamente o processo seletivo das 20 músicas, mas sim a exclusão de canções que teriam qualidades muito próximas daquelas escolhidas. O Diretor do Conservatório pontua que foi levada em consideração a qualidade do material entregue, criatividade melódica e rítmica, fusão de elementos da música raiz, harmonia, afinação, conjunto vocal, vocação poética, tipos de temas (romântico, informativo, educativo, crítico).

“Por já ter participado de inúmeros festivais do gênero e afins, e até internacionais, pude observar a grande preocupação dos participantes com a criatividade, e isso não coube somente aos pré-selecionados, mas a todos os inscritos. Aqueles que esperavam serem escolhidos e não foram, que respeitem os colegas, e que continuem se inscrevendo em Festivais pelo Brasil afora, prestigiando os eventos, pois as coisas funcionam assim mesmo. Ou seja, a todo momento temos que colocar os nossos trabalhos para avaliação e apreciação”, explicou Soninho.

Dentre os pré-selecionados, 11 são de Patos de Minas e os outros nove são de diferentes localidades: duplas de Araxá, Serra do Salitre, Uberlândia, Paracatu, João Pinheiro, São Gotardo, Presidente Olegário e Patrocínio. Na noite de apresentação dos 20 classificados (03 de maio, às 18 horas), 12 serão escolhidos por um corpo de jurados para participar da grande final, agendada para a noite seguinte (04 de maio, às 19 horas), também no Teatro Municipal. Na final, um novo corpo de jurados será formado para eleger os primeiros lugares. Na promoção do evento, está incluída a produção de um CD com os 12 finalistas, e ainda a apresentação em um palco da Fenamilho 2013.

As 20 músicas selecionadas para o Festival da Música Sertaneja - Patos de Minas - 2013

Nilson e Denílson (Patos de Minas)
Música: É só chegar

Léo Marcos e Fabrício (Patos de Minas)
Música: Colada em mim

Victor e Lara (Patos de Minas)
Música: Sogrão

Marcos Prata e Kauan (Patos de Minas)
Música: A lua

Gláucia e Andrea (Patos de Minas)
Música: Banana

Sheila Mota (São Gotardo)
Música: Sentimentos

Márcio e Ronaldo (Serra do Salitre)
Música: Chora, chora

Negro Prata e Gabriel (Patos de Minas)
Música: O amor

Wisley e Johny (Araxá)
Música: Lá no meu sertão

Miro Fidelis e David (Patos de Minas)
Música: Tempo perdido Douglas e Ricardo (Araxá)
Música: Tela da natureza

Larissa Brenda (Patrocínio)
Música: Tá difícil

Wilson e Marcos (João Pinheiro)
Música: A rapadura dura de roer

Ismael Viola e Markus Vinícius (Paracatu)
Música: Sistema bruto

Murillo Cortes Oliveira (Uberlândia)
Música: Frajola

Kauê e Vinhal (Patos de Minas)
Música: Pra gente marcar

Fausto Costa e Fabiano (Presidente Olegário)
Música: De Goiânia a Patos

Marco Antônio e Diego (Patos de Minas)
Música: Decida

Saulo Sousa (Patos de Minas)
Música: Eu só quero você

Henrique e Tiago (Patos de Minas)
Música: Nóis vai muê

Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer da Prefeitura de Patos de Minas.