Charlie Chaplin

O UNIPAM realizará, ao longo deste segundo semestre, o “Festival Charles Chaplin”, exibindo filmes do cineasta e promovendo um fórum de discussões sobre a sua obra. Sob a coordenação do Prof. Luís André Nepomuceno, as atividades devem começar no próximo sábado, dia 22 de setembro, e vão até a primeira semana de dezembro, sempre com a exibição de filmes do cineasta num sábado à tarde, seguida de palestra e debate.

Charlie Chaplin, o jovenzinho “cockney” dos subúrbios de Londres, tornou-se, nos Estados Unidos, uma das mais importantes referências do cinema no séc. XX, e boa parte das técnicas e elaborações da comédia e do cinema mudo dependem, de uma forma ou de outra, de suas reflexões e de sua genialidade em criar e recriar situações originais, a partir de seu célebre personagem Carlitos, o adorável vagabundo. “Praticamente todo mundo conhece Carlitos, pelo menos por meio de imagens, pôsteres, gravuras, quadros etc, mas pouca gente das novas gerações já assistiu efetivamente a pelo menos um de seus filmes”, afirma o coordenador do evento. “O Festival será uma oportunidade para discutir Chaplin, para refletir seriamente sobre os seus filmes e sobre a sua contribuição ao mundo social e político contemporâneo”.

No próximo sábado, dia 22, às 13h30min, no Salão de Júri do UNIPAM (Bloco C), começam as atividades, com a exibição do filme “Luzes da cidade”, tido como uma das mais importantes películas de Chaplin. Logo após a exibição do filme, haverá palestra e debate sob a coordenação de Luís André Nepomuceno. Dia 20 de outubro, no mesmo horário e local, será a vez do filme “Tempos modernos”, com palestra e debate sob a responsabilidade do Prof. Altamir Fernandes. Dia 10 de novembro, o Prof. Moacir Manuel Felisbino coordena a discussão sobre o longa “Luzes da ribalta”, e por fim, no dia 1º de dezembro, o festival encerra as atividades com o filme “Casamento ou luxo”, com palestra e debate sob a coordenação do Prof. Roberto Carlos dos Santos.

As atividades do Festival Chaplin estão abertas à comunidade. Para o aluno do UNIPAM, as inscrições devem ser feitas on-line, pelo site www.unieventos.unipam.edu.br . Para a comunidade em geral, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao evento e assinar a lista de presença. Em ambos os casos, as inscrições são gratuitas. Os certificados serão entregues posteriormente, depois de cada sábado de atividade. Informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3823-0340, na coordenação do curso de Letras.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam