Uma mistura de cores e sons que mantém viva a tradição secular na região de Patos de Minas.

O Encerramento dos Festejos de Nossa Senhora do Rosário reuniu mais de 30 ternos de Congado, Moçambique e Catupés em Patos de Minas nesse domingo (30). Uma mistura de cores e sons que mantém viva a tradição secular na região de Patos de Minas.

Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Ifigênia são os santos de devoção do povo negro. Os festejos em homenagem a eles acontecem durante o ano inteiro na região. O encerramento das comemorações é marcado por uma grande festa em Patos de Minas.

Este ano mais de 30 ternos de Congado, Moçambique e Catupés de diversas cidades da região participaram do Encerramento dos Festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Ifigênia. Eles começaram a chegar bem cedo à cidade para o café da manhã.

A concentração aconteceu na Igreja do Rosário. Congadeiros desfilaram com seus ternos pela avenida Paracatu. A mistura de cores e sons proporcionou um belo espetáculo. Monsenhor Magno celebrou uma Missa Conga e o espaço ficou pequeno para tanta gente. Havia fila para visitar o presépio montado ao lado da Igreja.

Uma procissão marcou o encerramento da Festa. O encerro dos Festejos de Nossa Senhora do Rosário acontece há 18 anos em Patos de Minas e cresce a cada ano. Este ano os organizadores comemoraram a grande participação dos ternos da região e também da comunidade local.

Autor: Maurício Rocha