Uma Missa Conga, com muita música, dança e roupas coloridas, foi celebrada pelo Monsenhor Magno.

Cerca de 40 Ternos de Congado, Moçambique e Catupés de Patos de Minas e de diferentes cidades do país participaram neste domingo (27) do encerramento dos festejos para Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Uma Missa Conga, com muita música, dança e roupas coloridas, foi celebrada pelo Monsenhor Magno.

A fé em Nossa Senhora do Rosário e São Benedito mantém vivos os ternos de Congado, Moçambique e Catupés na região. Eles são os padroeiros dos negros e as celebrações dedicadas a eles reforçam a tradição dos cânticos, tambores, dança e das roupas coloridas que passa de geração para geração.

O encerramento da Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Bendito na manhã desse domingo (27) em Patos de Minas, reuniu cerca de 40 ternos de congadas. Os grupos vieram de diferentes cidades da região e alguns de longe. Teve gente que saiu de Londrina para participar dos festejos na cidade.

Os congadeiros começaram a chegar bem cedo. A praça da Igreja do Rosário foi tomada por cores reluzentes, sons e a dança. Cada um dos ternos de Congado e Moçambique pode se apresentar, fazendo um desfile da entrada da igreja até o altar. Após a missa os convidados foram servidos por um saboroso almoço oferecido pelos festeiros.

Autor: Maurício Rocha