A apresentação foi na manhã deste domingo.

Ternos de Congado e Moçambique de diversas cidades da região se reuniram na manhã desse domingo (24) em Patos de Minas para o encerramento da XXIII Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A concentração aconteceu no Galpão do Produtor e reuniu cerca de 30 grupos folclóricos de diversas cidades da região.

A Congada e o Moçambique são as principais manifestações da cultura negra no Brasil. A Congada é uma manifestação cultural e religiosa de origem africana que também é usada para expressar a liberdade.

Trajando saia colorida, chapéu, fita na cintura e faixas, os congadeiros com seus instrumentos - tambor, pandeiro, sanfona, violão, viola, entre outros - fazem do Congado um dos mais belos bailados.

O Moçambique, por sua vez, segundo a sabedoria popular, representa os anjos que abrem caminho para o rei e a rainha do congo, enquanto o congo representa o próprio santo homenageado. Os santos homenageados são: Nossa Senhora do Rosário (a padroeira), São Benedito e Santa Catarina.

A Congada e o Moçambique têm importante valor histórico-cultural para Patos de Minas. De acordo com Geenes Alves, historiador e diretor de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), os grupos de Patos são assistidos com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, da Prefeitura de Patos de Minas, cujo objetivo é preservar e promover a sua manifestação cultural e religiosa.

O encerramento da Festa em Patos de Minas teve celebração em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e desfile de ternos de Congado e Moçambique.