A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social entregou, na tarde dessa quinta-feira (19), as chaves das 69 casas do Residencial Sol Nascente. Uma a uma, as famílias selecionadas foram recebendo a tão sonhada casa própria. A emoção tomou conta das pessoas que estavam no local.

As casas foram construídas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Governo Federal investiu meio milhão de reais e a Prefeitura entrou com a contra-partida possibilitando a construção das 69 casas. Elas vão atender famílias carentes e moradores de áreas de risco.

A dona Lourdes Oliveira Santos não se continha de tanta felicidade. Até esta quarta-feira, a aposentada enfrentou as cheias do Córrego do Monjolo no bairro Vila Rosa. A diarista Rosângela Pinto da Silva não conteve as lágrimas. Ela estava para ser despejada por que não conseguia pagar o aluguel.

De acordo com a secretária municipal de desenvolvimento social, Neide Miquelanti, a seleção das famílias aconteceu há cerca de dois anos quando foi feito o convênio com o Governo Federal. Os beneficiários vão pagar uma prestação simbólica de R$ 33,00 por mês para o Fundo Municipal de Habitação, mas não poderão vender, alugar ou ceder os imóveis.

Cerca de 10 mil pessoas estão na fila para conseguir um imóvel popular em Patos de Minas. A prefeita Béia Savassi prometeu buscar recursos para a construção de novas moradias.