Uma família de Patos de Minas se dedicou nesse fim de semana a fazer um trabalho que não tem valor econômico, mas uma importância histórica e cultural. Eles recuperaram um Cruzeiro na Serra da Quina, próximo ao Distrito de Major Porto. Os familiares se recordaram de quando iam até o local para rezar, conforme a crença de cada pessoa.
Neste domingo (21), Hugo Piau e Ana Paula Piau relataram que foi como o ditado popular: "um bom filho à casa torna". Filha de fazendeiro da humilde comunidade de Serra da Quina, Ana Paula tem junto com o marido, Hugo Piau e o sogro Zacarias Piau, tentado resgatar as memórias do lugar.
Segundo Ana Paula, a iniciativa se deu pela vontade de ver o lugar revitalizado. Ela contou que antigamente o cruzeiro de cerca de 80 anos era bem frequentado e zelado, onde as pessoas oravam a Deus, rezavam terços, de acordo com a crença religiosa de cada um, e até mesmo já foram sepultadas pessoas no local.
"Desde pequena passo por esse local (Cruzeiro) e agora de volta à comunidade prezo pelo valor que representa para mim, meus pais Alcino e Maria Antônia e tenho no meu coração que os meus filhos entendam o respeito que devemos ter com o próximo, mesmo que á tenham falecido, pois cada pessoa tem sua própria história de vida”, relatou Ana Paula da Silva Costa Piau.
Juntamente com o marido e o sogro, fizeram a limpeza do local e plantaram Ipês. O Cruzeiro se encontra em perfeito estado de conservação e deve ser preservado por todos que passarem por ali, pois é Patrimônio Histórico e Cultural, sendo de responsabilidade de todos. Uma atitude que merece ser valorizada e parabenizada.
Abadua
22/03/2021 16:38Parabéns Ana Paula....bela iniciativa.....3 irmaos meus recenascidos ai foram sepultados . A 5 anos atrás meu pai e meu tio refirmaramno o braço dessa cruz.....vamos manter nossa história...nossa religião....nossa tradição ....parabéns
José
22/03/2021 14:03QUANDO VEJO UMA REPORTAGEM DESSA EU FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE TEM PESSOAS DE BEM QUE CUIDA DAS COISAS DE DEUS, SOU CATÓLICO E GOSTARIA DE CONHECER ESSE LUGAR, E PODER FAZER UMAS ORAÇÕES AÍ,QUEM SABE QUANDO PASSAR A PANDEMIA
adendo
22/03/2021 17:12só lembrando que as obras de deus inclui a natureza, muito bom terem plantado arvores tambem !!!
Fé
22/03/2021 13:02Que legal ,em Pilar Distrito de Patos de Minas existe um destes ai tbm fica no topo de uma serra (Barbosa) bem conservado tbm, é importante preservar porq guarda uma história independente da Fé. Infelizmente a Fé esta sendo extinta na vida de muitos isto é lamentável. 😔
Professor
22/03/2021 12:33Parabéns pela iniciativa... a sociedade tem que se manifestar, agir, nessas ocasiões, o Poder Publico não da conta de tudo sozinho...
AJP
22/03/2021 09:12Agora poderiam resgatar o Cruzeiro da série B.
Boresqueiro
21/03/2021 22:21Minha avó juntamente com seus pais mudaram da Serra da Quina para São Gonçalo do Abaeté há exatos 80 anos.
V. R. A.
21/03/2021 21:20Isso tem um valor histórico muito importante. Somente quem sabe da utilização destas práticas de rezas, sabe da força que isso proporcionou, pois, todo o lugarejo que se praticava os atos de fé nos cruzeiros era realmente abençoado e testemunho de muitos fatos em que graças eram alcançadas com a manifestação do povoado local. Uma pena, que atitudes simples assim estão sendo deixadas no esquecimento.