A inflação vem consumindo grande parte dos rendimentos dos brasileiros. Alimentação, combustíveis e diversos outros itens essenciais vêm sendo reajustados frequentemente. E para uma família em Patos de Minas, a situação ficou ainda pior. A fatura do mês de novembro já chegou e veio com um valor de causar desespero. A tarifa da Copasa com o valor de mais de R$830,00 não terá como ser paga.

O Patos Hoje conversou com Ana Lima, moradora da Rua Três Corações, 168, no Bairro Padre Eustáquio. Ela contou que a situação é mesmo desesperadora. Segundo ela, nunca deixou atrasar o pagamento da conta d’água da humilde residência de 8 cômodos, onde moram 4 pessoas, sem piscina ou outra situação que possa causar anormalidade na conta d’água. No entanto, dessa vez não terá como pagar e pediu ajuda.

Ela informou que sempre achou que a conta d’água estava muito cara pelo tamanho da casa. No mês de setembro, a conta veio de R$110,54. No mês de outubro, a situação começou a piorar com um valor de R$276,27. E para o próximo mês, a situação ficou mais de 3 vezes mais salgada com um valor de R$832,20. O preço representa mais de 7 vezes superior ao que ela entende como o valor mais correto.

E a situação da família é mesmo muito difícil. Ana explicou que está desempregada e o irmão Lázaro dos Reis de Lima, responsável pela tarifa, está se tratando de um câncer em Belo Horizonte. “Eu estou lhe acompanhando e não consigo nem ir até a Copasa para resolver esta situação. Meu irmão é aposentado por causa da doença, mas ganha só 1 salário mínimo. Aqui não tem nem máquina de lavar, não sei de onde saiu tanta água, meu Deus. Não conseguimos pagar”, exclamou.

O Patos Hoje entrou em contato com a Companhia para saber o que pode ter acontecido e recebeu o seguinte posicionamento: “A Copasa informa que um técnico da empresa irá entrar em contato com o cliente para avaliar as prováveis causas do aumento do consumo no imóvel e verificar as possíveis providências. A Companhia reforça que, em caso de dúvidas ou problemas relacionados ao abastecimento de água, ao esgotamento sanitário ou à tarifação, os clientes podem e devem entrar em contato com a Companhia informando o endereço completo para que a situação seja regularizada o mais breve possível. Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. São eles: site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; telefone 115 ou WhatsApp Copasa (31) 9 9770-7000.”