A família de uma paciente de hemodiálise está pedindo por socorro. Com o quadro de saúde agravado, ela precisa urgentemente de uma vaga de UTI em um local que ofereça hemodiálise. Maria de Fátima Caixeta Souza, de 60 anos, foi internada na madrugada dessa terça-feira (14) na UPA de Patos de Minas com complicações respiratórias. Ela foi diagnosticada com água nos pulmões e, durante a manhã, o quadro se agravou e Maria de Fátima precisou ser entubada.

Tadeu, filho de Maria de Fátima, informou que o médico responsável alertou que mãe precisa urgentemente fazer Hemodiálise. “Minha mãe é paciente renal crônica há mais de 8 anos, e fazia Hemodiálise toda terça, quinta e sábado na atual Clinica do Rim  do Alto Paranaíba. Porem lá se recusam a recebê-la para hemodiálise pelo quadro de saúde dela depender de UTI e outros cuidados que não são encontrados na clínica”, explicou Tadeu.

A solução seria encaminhar Maria de Fátima para o Hospital Regional Antônio Dias ou para a Santa Casa de Misericórdia. Mas, segundo Tadeu, os dois hospitais reportam desde ontem de manhã não haver vagas disponíveis para recebe-la em UTI e para fazer o procedimento de hemodiálise.

“Vimos que foi publicado a abertura de 30 novos leitos de UTI na Santa Casa, mas estes ainda não estão disponíveis à população de Patos de Minas por questões burocráticas do SUS. Então tentamos contato com o Regional, com outros hospitais da região como Paracatu e Patrocínio onde ou não tem vaga ou não podem receber a minha mãe por outras questões. Nós da família apelamos a sociedade que vejam esta postagem e repassem até que seja tomado alguma providência pela Secretaria de Saúde”, disse o filho de Maria de Fátima.

A família está desesperada em busca do atendimento necessária para salvar a vida de Maria de Fátima. “Não queremos muito, só queremos que o básico do SUS seja fornecido e minha mãe atendida com urgência pois já passou do dia que ela já deveria ter feito Hemodiálise nesta semana”, concluiu Tadeu.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está buscando uma solução para o caso da dona Maria de Fátima, mas destacou que a regulação das vagas para casos de urgência é feita por uma central coordenada pelo Estado.

Nota dos pacientes renais crônicos enviada para o Patos Hoje às 14h58 desta quarta-feira (15)

"A família está sendo orientada e tendo todo o suporte necessário. A Paciente já está no HRAD pois tem direito a vaga 0, caso a unidade não faça a Hemodiálise, já intermediamos junto a Clínica do Rim, que se comprometeu a ajudar e irá aceitar a paciente para dialisar e aliviar o quadro. Necessário lembrar que o problema de falta de vagas de UTI é geral, a Santa Casa não inaugurou de verdade, não tem habilitação, foi apenas uma inauguração política, cerimônia política. O outro hospital continua habilitado e recusando vagas ao SUS. Se essa situação de dificuldade de vagas persistir a associação irá ajuizar outra ACP para garantir o atendimento na rede particular."