Com cerca de 80 mil pessoas com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, Patos de Minas disputa o primeiro lugar entre as cidades com melhor percentual de vacinação do Estado. Além do esforço dos órgãos de saúde e dos profissionais da linha de frente, a adesão da população patense, que às vezes fica até de madrugada na fila para receber a vacina, são fatores decisivos para este resultado.

Nesta manhã, o prefeito Luís Eduardo Falcão explicou como é feita a programação para a aplicação das vacinas. Segundo ele, os calendários são programados levando em conta o número de doses disponibilizadas pelo Governo e de forma bastante minuciosa para atender a população da melhor forma. Quando ocorre de chegar um número maior de doses ou um lote extra, a Prefeitura organiza mutirões com mais pontos de vacinação, como vai ocorrer nesse final de semana.

Questionado sobre a possibilidade de abrir postos de vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde. Falcão explicou que existem outros serviços prestados pelas USFs que não podem parar, mas adiantou que a Prefeitura vai abrir um novo ponto de vacinação, que ficará exclusivamente para fazer a aplicação de segundas doses. O local será anunciado em breve pela Prefeitura.

Falcão também falou sobre o andamento da vacinação no município. Ele disse que a programação é para que todas as pessoas maiores de 18 anos estejam vacinadas até o mês de setembro, mas afirmou que está trabalhando para que esta data possa ser antecipada. Ele pediu a compreensão da população para que todos sejam imunizados o quanto antes.