A Prefeitura Municipal anunciou durante coletiva que os atendimentos pelo SUS que estavam sendo realizados no Hospital São Lucas serão direcionados para a Santa Casa de Misericórdia. A mudança já começa a partir desta segunda-feira (18) porque o HSL, se negou a prorrogar o atendimento por mais 60 dias alegando falta de condições. Outras mudanças também foram anunciadas pelo Prefeito Luís Eduardo Falcão e pela Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta Magalhães.

Os pacientes que já estão no Hospital São Lucas continuarão o tratamento por lá, somente os novos atendimentos que deverão ser realizados pela Santa Casa de Misericórdia. De acordo com a Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta, os serviços de obstetrícia e de partos de risco habitual serão avaliados na unidade e, se necessário, encaminhados para os hospitais credenciados pelo município para realização de partos. Os mesmos serviços de alto risco continuam sendo atendidos no Hospital Regional.

Outra mudança que será feita no setor de saúde é a forma de agendamento de consultas da SMS. Hoje o atendimento ocorre por meio de cotas que são realizadas pelas USFs, sem observar, as prioridades por especialidades e o quantitativo de consultas necessário frente à demanda. A partir da próxima segunda, as unidades utilizarão o sistema informatizado. Os dados serão encaminhados para a central de marcação onde os profissionais irão avaliar as prioridades e agendar as consultas de acordo com a gravidade de cada paciente.

Também a partir de segunda-feira (18), a população que necessitar de atendimento de TFD – Tratamento Fora do Domicílio – deverão se dirigir a USF de referência de cada bairro. Segundo o Prefeito Luís Eduardo Falcão, a saúde é um problema que precisa ser resolvido de uma vez por todas em Patos de Minas. Por isso o executivo corre em busca de parcerias e de meios para que a população não fique desassistida. “Com o encerramento dos atendimentos pelo SUS no Hospital São Lucas, nós tivemos que buscas outros meios e conseguimos inaugurar em tempo recorde a Santa Casa de Misericórdia”.

Falcão explicou que a unidade não se diferencia de um Hospital Municipal. “Se fossemos construir um Hospital Municipal, a burocracia ia ser tremenda e teríamos que fazer mais e mais licitações. O que nós fizemos foi parcerias que nos permitiram agilizar o processo e como vocês podem ver, a Santa Casa está em pleno vapor recebendo pacientes de um jeito digno e humanizado” finalizou o prefeito.