Foram cinco módulos dentro da programação do Curso de Formação de Novas Lideranças Rurais, promovido pela Faemg e Senar. Participaram representantes de 13 municípios da região sob a abrangência do Escritório Regional do Senar em Patos de Minas. O curso teve início em agosto e foram abordados os temas como: Globalização, Desafios do Agronegócio, Organização Política Brasileira, Comunicação e Liderança.
De acordo com o instrutor do 5º Módulo, Marcelo Cabral, consultor da Rehagro, o conteúdo foi direcionado para o desenvolvimento do participante do curso. "Os demais temas foram mais abrangentes, com abordagens sobre política e outras relações institucionais", acrescentou. Ele salientou que o módulo enfocou o compromisso desta nova liderança e as ações nas diversas redes de relacionamento. "Todo processo de mudança nasce de uma pessoa. Este agente de multiplicação faz falta e quando as pessoas percebam o papel que podem desenvolver nas empresas, nas entidades e instituições, os resultados são positivos", disse.
O gerente regional do Senar, Sérgio de Carvalho Coelho, destacou a importância da participação de representantes que se dispõem a liderar o setor rural em suas regiões. Ele destacou que os temas apresentados foram muito bem conduzidos pelos instrutores. "Esperamos que estas novas lideranças estejam sempre atualizadas com relação às questões relacionadas ao agronegócio e ao papel da liderança e, assim, surjam novos conceitos e novas ações", acrescentou.