A tão disputada fábrica da cervejaria Heineken já tem destino certo. De acordo com o site Estado de Minas, a cidade de Passos venceu a disputa e deverá sediar o empreendimento. Uma reunião para assinatura do contrato está marcada para esta quarta-feira (27) e deverá contar com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Passos deixou várias cidades mineiras para trás na corrida para sediar a nova fábrica da cervejaria.

Inicialmente, a fábrica da Heineken seria instalada na cidade de Pedro Leopoldo, na região metropolitana da grande BH. Entretanto, a empresa desistiu do empreendimento após um imbróglio envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O instituto alegou que as instalações ficariam em uma região próxima ao sítio arqueológico onde foi encontrado o crânio de ‘Luzia’, mais antigo fóssil humano das Américas. E alegou também que isso prejudicaria o meio ambiente da região.

Uma vez que a empresa desistiu de construir a fábrica em Pedro Leopoldo, várias cidades do interior de Minas Gerais entraram na disputa, entre elas Patos de Minas. O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que manifestou o desejo de que as instalações viessem para a capital do milho. Parte da população chegou a fazer campanha nas redes sociais e marcaram os perfis da empresa para tentar convencer os responsáveis a vir para a cidade.

Por fim, acreditava-se que a fábrica seria instalada em Uberaba. O aval do governador a empresa já tinha. “Se depender de mim, que seja Uberaba. A Heineken está analisando muitas cidades, ainda bem que todas são em Minas. Mas, eu tenho um carinho especial por Uberaba”, disse ele durante uma entrevista para uma rádio local.

Nem Patos de Minas, nem Uberaba, nem Frutal. A fábrica da Heineken será instalada na cidade de Passos, no Sul de Minas Gerais. A Heineken prevê investimento de R$ 1,8 bilhão na cidade escolhida. De acordo com o site Estado de Minas a cerimônia de assinatura do acordo está marcada para esta quarta-feira (27) e deverá contar a participação do governador Romeu Zema e do procurador-geral do estado, Jarbas Soares Júnior.