A etapa final dos Jogos do Interior de Minas (Jimi 2011), que acontece até domingo (16), em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, está aquecendo a economia do município e gerando empregos para os moradores.

“Além de fomentarmos a prática esportiva, contribuímos com a economia local e melhoramos a qualidade de vida de nossos cidadãos. O Jimi representa bem a política por nós adotada de interiorizar nossas ações e contribuir com o desenvolvimento de nossa gente”, enfatizou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.

Mais de 5.000 competidores de 96 municípios mineiros e outras 350 pessoas envolvidas na organização dos jogos movimentarão, em dez dias, mais de R$ 3 milhões na cidade. Supermercados, postos de gasolina, restaurantes, bares e hotéis são alguns dos estabelecimentos que terão lucro com o evento.

Élcio Fonseca Chaves, dono de restaurante em Patos de Minas, disse que sua receita aumentará em 15% até o final da competição. “Será servido um total de cinco mil refeições e com tanta demanda tivemos que contratar quatro funcionárias”. Uma delas é Vanessa Amorim, que está ajudando na cozinha. Com o dinheiro, ela espera pagar as dívidas. “Estou sem emprego e essa ajuda veio em muito boa hora”.

Oportunidade de ganho extra também para o árbitro de futsal, Marcelo Ântônio Caixeta, que pretende pagar a prestação da casa apitando os jogos do campeonato. “É uma grana boa, que vai fazer toda a diferença no meu orçamento”, destacou.

Para a professora de Educação Física, Josiele Peres, que mora na cidade de Lagamar e foi contratada como representante de arbitragem, mais do que o salário, o trabalho temporário traz experiência e agrega mais valor às atividades que desenvolve na escola onde atua.

“Métodos para fazer o aquecimento dos atletas, alongamento, técnicas de jogos, vou vendo a maneira com que esses profissionais trabalham e depois aplico o que aprendi nas minhas aulas. Muito bom pro meu currículo”, explicou.

Jimi

O Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas é um programa esportivo de integração entre municípios, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). As modalidades disputadas são atletismo, atletismo para pessoas com deficiência (PCD), basquete, basquete para cadeirantes, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, natação PCD, peteca, taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa adaptado, vôlei e xadrez.

Fonte: Agencia Minas