Não está fácil para os comerciantes. Além dos prejuízos causados pela pandemia, que deixou o comércio de portas fechadas por um longo período, os lojistas e prestadores de serviços ainda estão sujeitos aos mais diversos tipos de golpe. Estelionatários estão, mais uma vez, despejando cédulas falsas no mercado.

O Patos Hoje recebeu reclamação de comerciantes que foram lesados por estelionatários. Em um dos casos, um homem pagou uma compra de R$ 20,00 com uma cédula de R$ 50,00. Só mais tarde é que o comerciante percebeu que se tratava de uma nota falsa. Há informação de que uma mulher também estaria passando notas falsas na cidade.

Os dois casos aconteceram no final de semana. O comerciante que entrou em contato com o Patos Hoje fez um alerta para que os empresários fiquem atentos à ação dos estelionatários na cidade e observem bem as cédulas que são entregues no caixa. Ele disse que vai acionar a polícia para investigar o caso.

As cédulas de real possuem marcas d’água, alto relevo, faixa holográfica e outros itens de segurança. A recomendação é que os comerciantes não tenham pressa e observem com atenção para conseguir diferenciar uma cédula falsa de uma verdadeira.

O crime de falsificação de moeda está previsto no Código Penal, artigo 289, e a pena pode variar de três anos a 12 anos de reclusão.