Há vagas! Venha trabalhar com a gente! Contrata-se vendedoras! Contratamos operadora de caixa! Basta dar uma volta pela região central de Patos de Minas para encontrar cartazes afixados com mensagens como esta. Sobram vagas de trabalho em Patos de Minas e faltam profissionais interessados.

Além do comércio, há outros setores em busca de funcionários. Uma única indústria de alimentos da cidade está com 100 vagas em aberto. Os cargos são para auxiliar de produção, operador de higienização e para cargos de manutenção industrial. Segundo a empresa, há vagas para todos os turnos, inclusive em escala 12h por 36h.

Uma única empresa de recursos humanos em Patos de Minas está em busca de funcionários para 23 empresas. Caroline Lopes, da Dimensional Consultoria, falou sobre a dificuldade em encontrar profissionais para preencher as vagas disponíveis. Segundo ela, os candidatos estão cada vez mais exigentes.

Muitos estão dando preferência para as vagas de home office, não querem trabalhar nos finais de semana e exigem quanto querem ganhar. Caroline explicou que existem vagas que dão boas possibilidades de remuneração, mas que o funcionário precisa pelo menos cumprir o período de experiência e demonstrar o retorno que podem oferecer para a empresa.

Crescimento nas vagas de trabalho

Somente nos últimos três anos, Patos de Minas teve um salto de mais de 28% no número de vagas de emprego disponíveis com carteira assinada. Segundo o novo Caged, o estoque de postos de trabalho saltou de pouco mais de 37 mil empregos para 48.180 postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços que concentra mais de 38% das vagas.

Há vagas para todos os perfis

Segundo as empresas de recursos humanos da cidade, há vagas disponíveis tanto para quem busca o primeiro emprego, quando para profissionais mais experientes e qualificados. “Diante do quadro atual, só fica desempregado em Patos de Minas quem não pode ou quem não quer trabalhar”.