Escola Estadual Cônego Getúlio.

Foi prorrogado, até a próxima quarta-feira (16), o prazo para a realização do cadastro escolar para as pessoas quer desejam estudar na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2021. Para as escolas municipais, o cadastramento já havia sido realizado e a Secretaria Municipal de Educação abre, a partir de hoje, as matrículas.

Os pais ou responsáveis que realizaram o cadastramento escolar para educação infantil (1º e 2º períodos) devem procurar a instituição mais próxima de sua residência para fazer a matrícula. Eles devem levar a certidão de nascimento da criança, RG e CPF da criança ( se possuir), RG e CPF do pai, da mãe ou do responsável legal e comprovante de residência.

Quem pretende se matricular na rede municipal e não realizou o cadastro escolar, deve procurar a escola mais próxima de casa e verificar se há vagas. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3821 9131.

Cadastramento na rede estadual

Para fazer o cadastro é necessário acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Devem ser inscritos alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental. Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade dos ensinos fundamental ou médio, advindos de outras redes que não as redes municipal ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não disponibilizarão, em 2021, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

O cadastramento ainda abre possibilidade para aqueles interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.

Os estudantes que não tiverem acesso à internet podem ir até uma escola pública para realizar a inscrição.