O cometa possui a cor esverdeada e é possível perceber a cauda.

O Especialista em Ensino de Astronomia e Diretor do Observatório Dumont, Gilberto Dumont,  registrou na madrugada deste sábado (25) no céu de Patos de Minas a passagem do Cometa C/2020 F8 (SWAN). O registro foi feito do bairro Novo Horizonte, por volta das 4h40. O corpo celeste que possui uma coloração esverdeada foi descoberto recentemente.

De acordo com Gilberto Dumont, este cometa foi descoberto em 11 de abril de 2020 pelo astrônomo amador Michael Mattiazzo (Austrália). “O C/2020 F8 tem garantido um espetáculo deslumbrante aos aficcionados pela astronomia”, destacou. Ele foi descoberto ocasionalmente ao analisar as imagens da camera SWAN (Solar Wind Anisotropies) do Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO).

O cometa passa a uma distância estimada de 0,8 Unidades Astronômicas, 130 milhões de quilômetros da Terra. Ele já apresenta um brilho considerável, porém sendo visível somente com auxílio de telescópios com tubos acima de 150 mm de diâmetro. O C/2020 está percorrendo seu caminho em torno do Sol na região leste do céu, abaixo da estrela Formalhaut (Constelação do Escultor), antes do amanhecer.

Segundo especialista, se tudo ocorrer dentro do esperado, no início de maio, o cometa apresentará brilho suficiente para ser visto à olho nu, acima do horizonte leste, antes do amanhecer. Porém ressalta-se a possibilidade de desintegração do cometa durante sua aproximação do periélio (distância mais próxima do Sol).

Gilberto Dumont explicou que a foto foi registrada por volta das 4h40 no Bairro Novo Horizonte, em Patos de Minas, com um telescópio de 200mm e uma câmera fotográfica Canon em foco primário (acoplada na ocular do telescópio). Ele explicou que um cometa é formado por rocha, gases congelados e poeira. A coloração verde se deve aos gases de sua composição, que refletem a luz solar neste espectro de cor. Uma pequena cauda pode ser observada e é ocasionada pela dispersão da poeira e do gás pelas ondas emitidas pelo Sol, que dispersa as partículas no sentido contrário. Para fazer o registro não foi fácil. “Atravessei a noite”, concluiu.