Na visita aos alunos da Escola Normal, a escritora Cátia de Castro apresentou o livro nas turmas do 2° e 3° anos das séries iniciais.
A educadora e escritora patense Cátia de Castro Dias aproveita o mês das crianças para lançar sua obra infantil “A Barata Danada e Dona Pulga”. O livro foi lançado esse ano pela editora Sítio do Livro com sede em Lisboa, Portugal. A obra infantil é ilustrada também pelo artista patense José Wilmar.

Para fazer o lançamento do livro em sua terra natal, Cátia voltou à escola que serviu de inspiração para a realização da obra, a Escola Estadual Antônio Dias Maciel. “Nesta escola conheci de perto o projeto literário desenvolvido na época pela docente Luciana Braz Simão, e hoje a atual diretora. Os alunos das séries iniciais do ciclo de alfabetização eram apaixonados pelos momentos de leitura e “contação” de história desenvolvidos nessa escola. E dessa forma fui entrando no universo literário infantil e o resultado desse período de aprendizado surgiu a obra “A Barata Danada e Dona Pulga”, explicou a escritora.

O livro foi editado pela editora Sítio do Livro, que tem sede em Lisboa-Portugal e está sendo lançado este ano. Na visita aos alunos da Escola Normal, a escritora Cátia de Castro apresentou o livro nas turmas do 2° e 3° anos das séries iniciais, lendo, interpretando, contado a história do seu livro e o processo de fabricação e divulgação por uma editora.

A visita da escritora fez parte das comemorações da Semana da Criança na Escola Normal, que teve a presença também do artista José Wilmar da Silva. Ele apresentou as ilustrações originais da obra literária e matou a curiosidade dos alunos sobre o trabalho idealizado no livro. Atualmente, José Wilmar está com a exposição entitulada “Somos” em cartaz na cidade de Campinas-SP.

O livro “A Barata Danada e Dona Pulga” pode ser adquirido no endereço eletrônico http:sitiodolivro.pt

Autor: Maurício Rocha