José Eduardo de Oliveira - Escritor patense.

O escritor patense José Eduardo de Oliveira lançará no próximo dia 6 de julho (sexta-feira), um livro sobre o distrito de Bento Rodrigues. O livro “Bento Rodrigues: trajetória e tragédia de um distrito do ouro” foi editado pela Editora Legraphar de Ouro Preto e será lançado às 20h30min no Bar e Restaurante Armazém, Rua Doutor Marcolino, 113 – Centro.  O preço de cada exemplar será R$ 20,00.

No dia 5 de novembro de 2015, uma barragem da mineradora Samarco em Mariana se rompeu e além de deixar 19 mortos e centenas de desabrigados, destruiu pela lama de rejeitos de minério de ferro o subdistrito Bento Rodrigues e afetou inúmeras localidades e o Rio Doce, desde o Rio Gualaxo do Norte deixando um rastro de destruição no leito do rio, na flora e na fauna até ao Oceano Atlântico, inclusive.

No livro, o autor pesquisou as origens do distrito de Bento Rodrigues e sua trajetória na visão de alguns viajantes que visitaram a localidade desde suas origens até ao século XIX.

José Eduardo de Oliveira nasceu em Patos de Minas é Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor de História, autor do livro, “15 anos em defesa dos bancários: A história do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região” (2004) e coautor juntamente com Antônio de Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva, do livro “Uma história de exercício da democracia: 140 anos do legislativo patense.” (2006).

O livro fala sobre a tragédia que destruiu o distrito de Bento Rodrigues.