Registramos o processo de votação na escola Estadual Zama Maciel.

Começou nesta segunda-feira (17), em todas as escolas estaduais de Patos de Minas, a eleição para a escolha de diretores e vice-diretores nas instituições de ensino. Nossa equipe de reportagem esteve em uma escola no início da tarde desta e conversou com alguns profissionais responsáveis pelos tramites desta eleição nos educandários patenses.

As eleições para diretor de escolas estaduais acontecem de três em três anos com várias possibilidades de reeleição. Nossa reportagem foi até a Escola Estadual Zama Maciel e registrou o processo de votação. Uma equipe de mesárias foi selecionada juntamente com o presidente da seção, como acontece em todas as eleições. Em entrevista, o professor de história da escola e presidente da eleição, Max Botelho, disse que esse é um importante contato que os alunos têm com a democracia.

De acordo com ele, podem votar alunos maiores de 14 anos e pais de alunos menores de 14 anos além de professores e funcionários da instituição. Nós conversamos com a atual diretora da escola e candidata a reeleição Silésia Gomes. Segundo ela, toda sua campanha foi feita com muito carinho e o que a motiva é o amor que possui pela escola. “São 22 anos trabalhando com muita dedicação aqui na escola e 09 anos à frente da diretoria. Nós temos os alunos como filhos e sabemos que é uma tarefa muito árdua”.

Ainda de acordo com ela e com o professor Max Botelho, a união entre escola, alunos e pais de alunos é de extrema importância para o aprendizado do aluno e o bom funcionamento da escola. “Essa parceria de pais com a escola é fundamental, quanto mais estreitarmos esses laços e fortificar nossos esforços, mais benéfico será para os alunos e para o rendimento deles dentro e fora dos muros da escola” disse Silésia.

Cerca de 20 escolas estaduais participam da eleição para diretor e vice-diretor. Os eleitos ficarão à frente da escola por três anos quando deverá ocorrer uma nova eleição e uma possível reeleição. A votação acontece por meio de cédulas. Munidos dos documentos pessoais, os eleitores devem se dirigir às escolas até as 20h00. A apuração vai começar logo após o prazo final.