A Escola Professor Zama Maciel está ofertando o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral Profissional Técnico em Eletroeletrônica, que tem o compromisso de promover a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, propiciando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano, o exercício efetivo da cidadania e a preparação técnica de nível médio para o mundo do trabalho. O estudante interessado tem que fazer o cadastro escolar a partir de 1°/02 e, a partir do cadastro, já fazer a matrícula até o dia 14/02.

De acordo com a Diretora da Escola Estadual Professor Zama Maciel, Silésia Gomes, o curso Técnico em Eletroeletrônica possui um programa acadêmico inovador, com Componentes Curriculares que intercalam a teoria e a prática, qualificando o aluno para o mercado de trabalho.

O Curso Profissional Técnico em Eletroeletrônica possui um vasto mercado de trabalho, em franca expansão, com destaque para Concessionárias de Energia Elétrica, Prestadoras de Serviços, Indústrias em Geral, as atividades de manutenção e automação, Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Suas principais atividades no mercado de trabalho são: elaborar e interpretar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais; execução, supervisão, inspeção e controle de manutenção em sistemas elétricos de potência; assistência técnica; execução, supervisão, inspeção e controle em serviços de manutenção eletroeletrônica, máquinas e equipamentos em sistemas automatizados de controle de processos industriais; projetos e execução de instalações telefônicas, antena de TV/FM e TV a cabo, porteiro eletrônico, centrais de alarme e sinalização; execução técnica de trabalhos profissionais bem como orientação e coordenação de equipes de trabalhos de instalações, montagens, operação, reparo ou manutenção; coordenar e executar ações de conservação de energia; prestar assistência a profissionais de nível superior da área, realizando cálculos, desenhos, especificações e orçamentos; auxiliar profissionais de nível superior da área na realização de pesquisa científica e tecnológica.

Ao final do curso, o aluno desenvolverá habilidades técnicas para otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, realizar o controle de qualidade dos bens e serviços produzidos, instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos utilizando critérios de padronização e mensuração.

A Escola Estadual Professora Zama Maciel fica na Rua Prefeito Camundinho, 651. O telefone para contato é o (34) 3821-2246. As aulas começam no dia 07/02 e o Ensino Médio em Tempo Integral funciona de 7 às 16h40. A Escola Estadual também terá, no período noturno, em 2022, o PRONATEC para jovens que já concluíram o Ensino Médio, com o curso de Eletroeletrônica. Nesse caso, haverá incentivo financeiro com bolsa de auxílio transporte e alimentação. As inscrições ainda serão abertas.