A Escola Agrotécnica Afonso Queiroz está com inscrições abertas para ingresso de estudantes no 2º semestre para os cursos técnicos em nível médio. Serão ofertadas 125 vagas nas áreas de Agronegócio, Agropecuária, Informática e Profissional de Compostagem na modalidade de concomitância externa, ou seja, o estudante poderá cursar o ensino técnico na Escola Agrícola e o ensino médio em outra instituição ou ainda fazer o curso, se já estiver concluído o Ensino Médio.

Os interessados devem fazer um pré-inscrição pela internet, por meio do link ou através do telefone (34) 3822-7455.

Ao se inscrever, o estudante deverá indicar o curso e o horário desejado, que são: Técnico em agronegócio (VESPERTINO); Técnico agropecuária (MATUTINO E VESPERTINO); Técnico em informática (NOTURNO) e Compostagem (NOTURNO).

O profissional formado no curso técnico em agronegócio, pode atuar no setor público e/ou privado, desempenhando suas funções em fazendas, indústrias de processamento de produtos agrícolas de origem animal e vegetal (agroindústrias), bancos (financiamentos agrícolas), empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Já Curso Técnico em Agropecuária oferece uma formação profissional ampla, capaz de atender à Agricultura Familiar e ao Agronegócio, no âmbito da produção animal e vegetal, bem como da transformação e comercialização desses produtos, valorizando a geração de trabalho e renda, de forma a responder às necessidades sociais e culturais da região.

O Técnico em Informática ensina a projetar, implementar, gerenciar e integrar redes de computadores. Os alunos também aprendem a criar soluções de segurança nesses sistemas, que estão presentes em todo o mundo e em todas as áreas. Eles poderão trabalhar instalando e configurando dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos de rede. Ao concluir o curso, este profissional estará apto a corrigir falhas de rede, configurar acessos de usuários a uma rede de computadores e configurar servidores de web. O mercado de trabalho não para de crescer nessa área. De acordo com a Cisco, líder mundial de TI e redes, no Brasil faltam 117 mil especialistas em redes e conectividade.

O curso de Compostagem é de curta duração e pode ser feito por aqueles que já concluíram o ensino fundamental, terá 160 horas e será oferecido no período noturno. Ele terá como base temas como matéria orgânica, aproveitamento de resíduos e compostagem, e informações detalhadas sobre planejamento, condução e avaliação de processos de compostagem, além das principais formas de utilização de compostos orgânicos. Com o curso, espera-se que os alunos tenham acesso aos conhecimentos necessários para que possam realizar compostagens de maneira eficiente e que consigam melhorar o reaproveitamento de resíduos e subprodutos para a produção de insumos agrícolas.

Os interessados devem procurar o mais rápido possível a Escola Agrotécnica Afonso Queiroz para garantir sua vaga, já que elas são limitadas. Informe-se sobre os cursos pelo telefone (34) 3822-7455. A Escola Agrícola fica localizada na Fazenda Canavial.