As folhas enroladas são o sinal de que a planta sofre com o sol forte e a falta de chuva.

O mês de Janeiro é marcado por chuvas e temperaturas elevadas em toda a região. É o clima ideal para o cultivo das mais diferentes culturas. Mas 2015 começou diferente para os agricultores da região. A escassez de chuvas em pleno mês de Janeiro tem prejudicado o desenvolvimento das mais diferentes culturas.

A dona de casa que faz compras nos sacolões sente no bolso os efeitos da estiagem prolongada. Além de encontrar produtos com qualidade inferior, os preços estão mais altos do que normalmente ocorre nesta época. As folhas são as que mais sofrem. A couve não se desenvolve e fica toda pintada.

E o problema vai muito além da produção de frutas e verduras. As lavouras de milho, por exemplo, que cobrem centenas de hectares na região sofrem com a estiagem. As folhas enroladas são o sinal de que a planta sofre com o sol forte. A falta de chuvas pode comprometer todo o desempenho da produção.

Sem chuva as plantas não se desenvolvem e a produção acaba sendo menor. O tamanho do prejuízo vai depender do comportamento do clima nos próximos dias. O repórter Edvar Santos e o cinegrafista Jardel Galvão percorreram o município de Patos de minas e registraram a preocupação dos produtores. A reportagem vai ao ar neste sábado, às 18h30, no Programa Chão das Gerais veiculado pela NTV.

Com relação à estiagem, as notícias da meteorologia não são das mais animadoras para os agricultores. De acordo com o Climatempo, a previsão é de pouca chuva para os próximos dias e de temperaturas elevadas.

Autor: Maurício Rocha