No último dia 26 de outubro aconteceu a quarta edição do Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e pela Bayer. O prêmio tem o objetivo de destacar as mulheres que atuam de forma eficiente em todas as esferas do ambiente de agronegócios. Nesta edição, os jurados do prêmio avaliaram principalmente as práticas inovadoras de gestão e atuação sustentável e responsável de cada negócio. O prêmio faz parte do Congresso Nacional das Mulheres do Agro, que em sua 6ª edição abordou o ambiente digitação e a agregação de valor frente às novas lideranças do agro.

Érika Urban Rodrigues, diretora administrativa do Grupo Farroupilha foi a vencedora da categoria Grandes Propriedades, frente ao trabalho realizado com base na gestão colaborativa, sustentabilidade e gestão tecnológica. O prêmio que é dividido em três categorias – pequena, média e grande propriedade, contou com a inscrição de mais de 170 produtoras de todas as regiões do país, premiando as três colocadas de cada categoria.

Para Erika Urban, participar do prêmio cria um grande incentivo para continuar a história construída pelos pais no início do Grupo Farroupilha e serve ainda como inspiração para buscar sempre o envolvimento de mais mulheres no agronegócio. “Minha vida começou dentro do agro, vendo a paixão que meu pai sempre teve em produzir e alimentar pessoas. Assumir a gestão do Grupo Farroupilha ao lado do meu irmão Fernando e do Noé estavam nos meus planos mas não como aconteceu. Tinha outros planos profissionais, mas o destino me fez voltar para Patos um pouco antes do planejado. Foi um desafio que aceitei e assumi com muito orgulho, principalmente por ter a oportunidade de trabalhar e aprender com meu pai todos os dias”, afirma Erika.

O Grupo Farroupilha tem investido em importantes ações para fortalecimento de processos através do desenvolvimento tecnológico e da implantação de ferramentas que garantam cada vez mais uma atuação responsável no agronegócio. Estes investimentos são importantes para preservação de recursos naturais, manejo responsável do solo e desenvolvimento de pessoas e da sociedade, que são os pilares do projeto socioambiental Renova Farroupilha, que venceu em 2020 o prêmio Ético e Rastreável do VIII Prêmio da Região do Cerrado Mineiro e que também contribui com a vitória de Erika no Prêmio Mulheres do Agro.

“Trabalhamos todos os dias pensando em como atuar sempre de forma responsável, garantindo os resultados da empresa, mas garantindo também que todos que se relacionem com nossas marcas e unidades cresçam junto com o Grupo Farroupilha. O agro vive e depende de recursos naturais e não ter a preocupação em preservar seria uma atitude além de irresponsável também um problema para continuar construindo nossa história. E contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da comunidade é nossa maior força, pois jamais teríamos construído nossa história sem tantas pessoas que nos ajudaram. A gestão colaborativa e a tecnologia são as ferramentas necessárias para alcançar nossos objetivos e garantir nossos resultados”, garante Erika.

Atualmente o Grupo Farroupilha possui entre seus mais de 500 funcionários efetivos, mais de 100 mulheres atuando diretamente no agro, tanto em funções operacionais como também na gestão e desenvolvimento de processos. Funções como venda de cereais produzidos pelo Grupo, gestão da Saúde e Segurança e acompanhamento agronômico são executadas por mulheres na empresa. Fora todas aquelas que trabalham diretamente no campo contribuindo com a produção da empresa.

Erika aponta ainda que o prêmio precisa ser compartilhado com todas as mulheres que atuam no campo. “Eu venci o prêmio para todas as mulheres do Grupo Farroupilha. Tenho orgulho de todo o envolvimento e dedicação que elas têm com a empresa e com a nossa história. Nenhuma delas perde em nada para os homens que ainda são maioria, mas que já entenderam o valor de cada uma delas em nosso negócio. Tenho exemplos de mulheres muito fortes em minha vida, como minhas avós e minha mãe. Hoje, mãe de três mulheres, faz toda a diferença ter esse apoio também na vida profissional”.

Na edição de 2020, Patos já era representada no prêmio pela empresária do agro Michelle Morais, que foi uma das vencedoras na categoria Média Propriedade. As vencedoras que são nomeadas embaixadoras do Prêmio, participam de eventos e ações do agronegócio, incentivando sempre a participação das mulheres no campo. Para conhecer as outras premiadas e mais sobre o prêmio basta acessar o site do CNMA em mulheresdoagro.com.br/imprensa .