A equipe de basquete em cadeira de rodas da Associação Paralímpica Patense será a única representante de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão. O time de Patos de Minas vem alcançando bons resultados nesse ano de 2022 e, além da conquista do acesso à elite nacional do esporte, também está nas finais do Campeonato Mineiro.

O Campeonato Brasileiro da segunda divisão aconteceu no mês passado em São Paulo. A equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da APP ficou entre as finalistas do torneio e conquistou o acesso à primeira divisão. O time patense será o único representante de Minas Gerais em 2023. A equipe feminina da APP já estava classificada para a competição.

A APP começa a pensar agora em reforços para o ano que vem. Mas antes da disputa do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, a equipe patense tem outro desafio. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro acontecem as finais do Campeonato Mineiro de Basquete em cadeira de Rodas na cidade de Uberaba. A APP está invicta, sem perder nenhum jogo nas duas primeiras fases do torneio.

Reyson Douglas é atleta da APP e um dos destaques da equipe, que segue imbatível em Minas Gerais nesse ano. Segundo ele, os resultados são fruto de muito trabalho e da dedicação de todo o elenco. O atleta pernambucano chegou a Patos de Minas em 2018 e se adaptou muito bem à cidade e ao grupo que se formou na Associação Paralímpica Patense.


Leonardo Gonçalves, um dos criadores e líder da Associação Paralímpica Patense, ressaltou o trabalho que vem sendo feito em Patos de Minas. Segundo ele, a classificação para a primeira divisão vai fortalecer ainda mais a entidade e abrir espaço para a inclusão de novos esportes, como natação, tênis de mesa e bocha. Ele fez um convite aos patenses a fazerem parte da Associação, que tem transformado vidas através do esporte.