Após detectar um equino infectado com raiva animal, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas iniciará na segunda-feira (6) uma ação de bloqueio da doença. As equipes vão visitar a zona rural, em região próxima ao perímetro urbano. A medida para impedir a disseminação da doença entre as diferentes espécies, segue ação preconizada pelo Ministério da Saúde.

O trabalho será realizado por uma equipe de dez agentes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Todas as propriedades rurais e residências que estejam no raio de vacinação serão visitadas pelos agentes que realizarão a vacinação antirrábica em cães e gatos. Cerca de 2.300 residências serão visitadas nos bairros Campos Elíseos, Planalto, Distrito Industrial I e II.

É importante ressaltar que todos os servidores estarão com crachá de identificação, uniformes padronizados e equipamentos de proteção individual, seguindo os protocolos de biossegurança.

Diante dessa situação emergencial e de relevância para a saúde pública, para que a ação seja eficaz, é imprescindível a colaboração de todos os moradores da região acometida. Nesse sentido, é necessário que a população dos locais visitados receba os agentes de controle de zoonoses do município que estarão realizando o bloqueio vacinal.

Raiva – A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Ela é considerada uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os principais sintomas em humanos são: mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas e coma.

As campanhas de vacinação de cães e gatos associadas às demais medidas de controle, como a profilaxia antirrábica humana para pessoas expostas ao risco de contrair raiva, resultaram em significativa redução de casos da doença em humanos.