De acordo com o presidente da Gasmig, João Luiz Senra de Vilhena, em todo o Estado de Minas são 39 blocos de exploração de gás natural.
Os estudos para a exploração de gás natural na região de Patos de Minas têm sido motivo de especulações entre os moradores. Todos querem saber em que ponto estão as pesquisas e a viabilidade do negócio. Para responder estas perguntas, a FHIEMG Regional Alto Paranaíba, o Sebrae e Fundação João Pinheiro prepararam o encontro sobre as perspectivas para o gás natural na região.

O encontro realizado na manhã desta sexta-feira (28) no auditório da CDL teve a participação de lideranças municipais e regionais e dos diretores da GASMIG, a Companhia de Gás do Estado de Minas Gerais. Os três candidatos a prefeito, Amarildo Ferreira, Beia Savassi e Pedro Lucas também participaram do seminário.

De acordo com o presidente da Fhiemg-regional Alto Paranaíba, João Batista Nogueira, o encontro foi promovido para desmistificar o trabalho que tem sido feito na região em torno da exploração de gás. Diversos poços estão sendo perfurados na região, dois só no município de Patos de Minas, e as informações demoram a chegar.

De acordo com o presidente da Gasmig, João Luiz Senra de Vilhena, em todo o Estado de Minas são 39 blocos de exploração de gás natural. Ele explicou que os estudos estão em fase adiantada e em pelo menos 11 deles já foram detectados indícios da existência de gás natural. Ele não soube explicar quais são esses poços.

O presidente da Gasmig esclareceu que a função da Companhia é transportar o gás. Com relação a possibilidade de fazer com que o gasoduto Uberaba-Uberlândia chegue a Patos de Minas João Luiz afirmou que se existir a demanda isso será feito. A expectativa, no entanto, é de que se encontrar gás na região e de que o gasoduto seja para retirar o combustível daqui.

Depois de conhecer o trabalho da Gasmig, as lideranças presentes ao encontro participaram de um debate sobre as perspectivas para a exploração de gás natural na região. Todos são unânimes em destacar que uma descoberta dessas poderá mudar a economia da região.

Autor: Farley Rocha