Cerca de 9 mil pessoas estão sendo aguardadas em Patos de Minas para o 1º Encontro de Produtores Rurais que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro. Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, o evento tem o objetivo de promover o contato dos produtores da região com inovações do setor.

O Encontro terá entrada gratuita e contará com feira de negócios, provas de marcha de muares, queima de alho com comitivas de tropeiros, leilão de gado, roda de viola e show de dupla sertaneja. Com a parceria da EMATER-MG, FAEM, Sebrae, Prefeitura e Universidade Federal de Uberlândia, o evento contará ainda com palestras técnicas e oficinas de pecuária de precisão, uso de drones entre outras.

Além de produzir uma média de 200 milhões de litros de leite por ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Patos de Minas também tem o título de terra do milho. Segundo Emerson Faria do Amaral, que é Secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, são esperados produtores de Presidente Olegário, Lagoa Formosa e Guimarânia, entre outros municípios da região.

“Enquanto Sindicato, temos a missão de promover o acesso do produtor a inovações e novas tecnologias, ao mesmo tempo em que criamos um momento de confraternização em comunidade”, destaca Amaral. “Acreditamos que com este evento inicial estaremos dando início a uma nova tradição que vai promover ainda mais o desenvolvimento da região”, completa.

Alysson Paulinelli

No dia 4/11, a partir das 19h, acontece uma cerimônia especial em homenagem ao ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli. Engenheiro agrônomo, Paulinelli foi um dos fundadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e é tido como responsável pela Revolução Verde no Brasil, conhecida por promovera o aumento da produção de alimentos a partir de inovações tecnológicas na agricultura.

A homenagem está programada para acontecer no auditório do Memorial do Milho, dentro do Parque de Exposições de Patos de Minas. No início deste ano, Paulinelli foi indicado, pela segunda vez, para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.