Ternos de Congado e Moçambique de diversas cidades da região participaram, nesse domingo (22) em Patos de Minas, do Encontro dos Filhos e Filhas de Nossa Senhora do Rosário. A programação durou o dia todo com direito a realização de missa conga e desfile dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade. O Congado é uma tradição africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos.

Em Patos de Minas, a tradição é mantida por grupos que se formaram na região do bairro São José Operário e Nossa Senhora Aparecida. Há anos o costume vem sendo passado de geração para geração. Os ternos de congado e moçambique são marcados pelas roupas coloridas, pela música e pela dança. Caixas, pandeiros e reco-recos dão um ritmo único que é acompanhado com precisão pelos dançarinos. As celebrações ocorrem durante todo o ano, mas principalmente no mês de novembro quando ocorre a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário.

A Missa Conga foi presidida pelo Monsenhor Magno e contou com a participação de quase 30 ternos de Congado e Moçambique. Grupos de várias cidades da região vieram até Patos de Minas. Tinha grupos de Lagoa Formosa, São Gotardo, Patrocínio, Carmo do Paranaíba, Presidente Olegário e até Centralina. De acordo com o Monsenhor Magno, esses eventos são de extrema importância uma vez que os grupos se unem e compartilham dos mesmos ideais, do sentimento de partilha e de devoção a Nossa Senhora.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Macedo, é autor de um projeto de lei que institui a Semana Municipal da Consciência Negra em Patos de Minas. Segundo ele, esse momento precisa ser celebrado pois ainda há na cidade familiares de escravos e essas datas são fundamentais para a cultura e para as manifestações dos grupos de Congado e Moçambique.