Ternos de Congado, Moçambique e Catupés de toda a região participaram da festa . ( Foto: Lara Cristina )

O encerramento dos festejos de Nossa Senhora do Rosário em Patos de Minas teve a participação de 34 grupos de Congado, Moçambique e Catupés nesse domingo (30). Devotos de toda a região vieram prestigiar a programação que começou bem cedo e durou todo o dia, terminando com a coroação da padroeira.

Os ternos de Congado, Moçambique e Catupés de toda a região começaram a chegar bem cedo. Os congadeiros foram recepcionados por um café da manhã e seguiram para a Igreja do Rosário onde foi celebrada a Missa Conga, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, padroeiros dos negros.

Após o almoço, os ternos de Congado, Moçambique e Catupés fizeram apresentações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito. O ponto alto da festa foi a coroação da padroeira. Essa foi a 10ª edição da Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário em Patos de Minas. Os organizadores comemoraram o resultado.

O congado é uma tradição popular religiosa que mescla cultos católicos com elementos da cultura africana. De acordo com Gilmar Lúcio Batista – organizador da festa – a intenção da festa é manter a cultura popular e fazer com que ela seja passada de geração para geração.

Autor: Maurício Rocha