A Sexta-feira da Paixão em Patos de Minas foi de muita fé e emoção. A encenação da tortura, crucificação e morte de Jesus Cristo na Praça Irmão Sol, em frente à Igreja dos Capuchinhos, voltou a emocionar milhares de pessoas. Após a representação, os fiéis saíram em procissão.

A reflexão sobre a Paixão de Cristo começou às 19h00. Os cerca de 30 personagens encenaram os momentos finais da vida de Jesus. Os soldados, mostrando toda a crueldade sofrida por Jesus durante o calvário, o torturaram com inúmeras chicotadas.

A carga de realidade dispensada ao espetáculo chamou a atenção. Jesus, então, recebeu a coroa de espinhos e foi pregado na cruz para a compaixão dos fiéis que foram assistir à representação. A morte de Jesus na cruz ao lado dos soldados tem diversos significados.

Durante a apresentação, foi lembrado o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Os personagens elevaram pratos com comida para lembrar daqueles que passam fome e precisam ser alimentados.

Após a encenação, com Jesus ainda no colo de Maria, foi feita uma reflexão sobre a morte. O pároco da Igreja destacou que é preciso deixar morrer diversos sentimentos ruins como egoísmos, mesquinhez e individualismo para renascer em constante vida nova. “O que há em nós que precisa morrer para que haja renovação?”, refletiu.

Em seguida, os milhares de fiéis saíram em procissão. Com velas acesas e muitas orações, as pessoas seguiram com o sepulcro e carro de som até a Igreja de São de Geraldo. Na chegada, os fiéis fizeram uma oração e voltaram individualmente, diferente de como acontece tradicionalmente.