Como informado pelo Patos Hoje nessa quarta-feira (05), profissionais da CEMIG juntamente com a empreiteira responsável pela obra de duplicação da Avenida Marabá começaram nesta quinta-feira (06) o trabalho de remoção dos postes que haviam ficado no meio da pista. Homens e máquinas trabalham no local e há interrupção de energia. A Cemig destacou que apenas está apoiando o trabalho que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Novos postes estão sendo instalados às margens da pista, onde a calçada já está finalizada, e os antigos removidos da avenida. O trabalho envolve também a modificação do traçado da rede elétrica e substituição de cabos, o que vai permitir a retirada de postes que se encontram na pista de rolamento da via.

Para viabilizar a execução das obras e minimizar os impactos para os clientes do circuito envolvido, a Cemig informou que parte do serviço está sendo realizada sem interromper o fornecimento de energia, com a utilização do recurso de “linha viva”. Nessa técnica, os eletricistas trabalham com a rede ligada, em contato direto com a eletricidade de 13800 volts mediante o uso de equipamento de proteção individual - EPI.

A Cemig também utiliza o equipamento “Mega Jumper”, que é uma interligação temporária da rede elétrica visando manter a continuidade do fornecimento de energia para os clientes localizados nas proximidades do trecho em obras. Segundo a Assessoria de Comunicação da CEMIG, a utilização dos recursos de Linha Viva e Mega Jumper por parte da Cemig está evitando que 1100 clientes tenham o fornecimento de energia interrompido durante a realização dos trabalhos.

No entanto, para que seja possível realizar as melhorias que vão beneficiar toda a região, foi necessário interromper o fornecimento de energia para parte dos clientes das 11 às 15 horas nos seguintes locais: Rua Brauna, entre números 46 e 142; Rua Caviuna, entre números 119 e 200; Rua Cabreuva, número 25; Rua Crauna, entre números 22 e 190; Rua Catagua, entre números 80 e 191; Rua Angelim, entre números 417 e 485; Rua Embirucu, entre números 27 e 1580 e Avenida Marabá, entre números 510 e 5000.

O atraso na obra de duplicação da avenida Marabá era causado principalmente pelo impasse para fazer a remoção dos postes de iluminação pública que ficaram no meio da via. A conclusão da obra de duplicação, que é bastante esperada pela população, estava prevista para novembro de 2020.