Quem está à procura de trabalho ou quer mudar de emprego em Patos de Minas não têm do que reclamar. Sobras vagas no mercado. Esta realidade é fruto de um crescimento surpreendente no número de vagas de trabalho nos últimos anos no município. O estoque de vagas de empregos formais aumentou mais de 27% em apenas três anos.

Os dados mais recentes divulgados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Patos de Minas fechou o mês de setembro com saldo positivo e chegou a 48.180 postos de trabalho. Um crescimento de quase 27% na comparação com todo o ano de 2020. A variação positiva ficou bem acima do registrado no mesmo período no Brasil (16.9%) e em Minas Gerais (17.1%)

O setor de serviços concentra o maior percentual das vagas ocupadas na cidade (38,2% do total, sendo 18.446). O comércio foi o segundo maior gerador de empregos no ano (12.358), seguido por indústria (9.893), agropecuária (4.798) e construção (2.685).

Novo Caged - Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais. O Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.