A encenação aconteceu na Praça Irmão Sol.

Como acontece todos os anos, a Trupe Retalhos e Remendos encenou a Paixão de Cristo em Patos de Minas. Dessa vez, a encenação promoveu uma profunda reflexão sobre os valores da sociedade, apresentada como “cheia de lama”. Ao final, uma luz se acendeu com uma criança que dormia inocentemente e não foi afetada pelos pecados.

Em centenas de cadeiras espalhadas pela Praça Irmão Sol, em frente à Igreja dos Capuchinhos, o grande público pôde assistir à encenação da morte de Jesus. A contemplação da Paixão de Cristo começou com um diálogo entre o avô e a netinha. Simbolizando a inocência, ela dorme enquanto acontece todas maldades que envolvem a crucificação de Jesus.

Personagens bíblicos como Pedro que negou Cristo por três vezes, Judas o traidor, Maria Madalena, os ladrões Dimas e Gestas e Santa Maria foram representadas na encenação. Jesus Cristo já crucificado é mostrado em seus instantes finais de vida, quando perdoa Dimas o bom ladrão e acalma a aflição da Mãe Maria ao vê-lo sendo violentado.

Mas a história apresentada não ficou só na versão mais conhecida. Atores entraram em cena com baldes cheios de lama o que chamou a atenção de todos. Para mostrar a imundície da sociedade atual, eles entornaram os baldes em suas cabeças e até mesmo em Jesus Crucificado. Uma bela e profunda reflexão sobre como estamos vivendo.

Ao final, a garotinha acordou e revelou seu sonho. Ela percorreu o interior dos presentes com uma luz, como se estivesse iluminando as pessoas e apresentasse o caminho. O público aplaudiu de pé. Em seguida, o Frei Romero agradeceu à trupe e iniciou a procissão. Com velas e muita fé, milhares de pessoas percorreram alguns quarteirões da região da Igreja dos Capuchinhos.