O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas – SINTRASP – está negociando com a Administração Municipal o percentual de reajuste salarial do funcionalismo municipal. A data base é o mês de Janeiro, mas as tratativas para definir as novas bases salariais da categoria ainda parecem longe de um acordo.

Segundo o presidente do SINTRASP, Paulo Augusto Correa, o pedido encaminhado à Administração Municipal é para um reajuste de 5,45%. Ele informou que esse percentual corresponde apenas à inflação do período, sem nenhum ganho real para os servidores. Mas em reuniu realizada nessa quarta-feira (24), a resposta foi negativa.

Enfrentando uma pandemia e com o argumento de que os recursos estão limitados, a Administração Municipal interrompeu as negociações sem a formalização de um acordo. Além disso, um veto do presidente Jair Bolsonaro a um dos artigos da Lei Lei Complementar 173/2020 proíbe reajuste salarial do funcionalismo público de todas as esferas, o que também deverá ser analisado.

Uma nova reunião ficou marcada para o mês de abril deste ano. A Prefeitura de Patos de Minas tem cerca de 3.000 servidores efetivos. A folha de pagamento do funcionalismo gira em torno de R$ 10 milhões por mês.