A Copasa vai ter que melhorar muito a proposta feita à Prefeitura de Patos de Minas para continuar operando os serviços de água e esgoto em Patos de Minas. O prefeito Luís Eduardo Falcão adiantou os termos da contraproposta que será apresentado à diretoria da Companhia nesta segunda-feira (11).

A contraproposta prevê, entre outras obrigações, a redução de 30% na tarifa de água e esgoto, pagamento de R$ 80 milhões pela outorga, cumprimento das obras estabelecidas no contrato já existente, melhorias no serviço, mudança na Agência Reguladora e auditoria externa. A proposta apresentada pela Copasa prévia redução de 5% na tarifa e pagamento de R$ 20 milhões pela outorga.

A contraproposta está sendo elaborada e deverá ser encaminhado à diretoria da Copasa para avaliação.  O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que a permanência da companhia em Patos de Minas depende desses e de outros fatores.

"Essa possibilidade de rever o contrato só faz sentido se garantirmos que a população tenha um desconto considerável em suas faturas, se o serviço melhorar bastante, se houver grandes investimentos nos sistemas de água e esgoto, se substituirmos a agência reguladora, se houver uma auditoria externa, se houver multas, cláusulas que garantam segurança jurídica para a prefeitura, se o município receber uma grande compensação para corrigir problemas de saneamento, drenagem, etc", ressaltou o chefe do executivo patense.