É fake news a mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp dando conta de que as pessoas serão multadas se não estiverem utilizando máscara dentro de veículos. De acordo com a mensagem, a multa seria de R$128,00 e mais 3 pontos na CNH. Nós entramos em contato com o Delegado Regional e ele afirmou que isso não tem procedência.

A onda de fake News envolvendo vários assuntos parece não ter fim. Desta vez, uma mensagem envolvendo o uso da máscara está circulando a todo vapor pelos grupos de WhatsApp. A mensagem diz o seguinte: “Detran e Polícia Militar estão orientados a multar a partir de amanhã (23/02/2021), quem estiver dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro. A multa custa R$128.  Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como: Dirigir sem uso de itens de segurança 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem”.

Nós entramos em contato com o Delegado regional, Luíz Mauro Sampaio e ele ressaltou que a mensagem se trata de mais uma fake News. Segundo ele, é uma fake News “requentada”, ou seja, já foi enviada em outras oportunidades e modificada para servir no tempo em que estamos passando de pandemia. A orientação das autoridades é de que as pessoas chequem a veracidade das informações recebidas antes de compartilhá-las.